Halloween

As origens remotas do Halloween

As origens do Halloween remontam ao antigo festival celta de Samhain, há cerca de 2.000 anos. Os celtas, que viveram principalmente na região que hoje é a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França, comemoravam o seu ano novo no 1º dia de novembro.

Esse dia marcava o fim do verão, das colheitas e o começo do inverno escuro e frio.

Na noite de 31 de outubro, era então comemorado o Samhain, quando se acreditava que os fantasmas dos mortos retornavam à terra.

Em 43 d.C., o Império Romano tinha conquistado a maioria do território celta. Nos 400 anos em que governaram as terras celtas, dois festivais de origem romana foram combinados com a tradicional celebração celta do Samhain.

O primeiro foi Feralia, um dia no final de outubro, quando os romanos tradicionalmente comemoravam a passagem dos mortos. O segundo foi um dia para homenagear Pomona, a deusa romana dos frutos e das árvores. O símbolo de Pomona é a maçã, e a incorporação dessa celebração no Samhain provavelmente explica a inclusão das maçãs em doces e atividades praticadas hoje no Halloween.

O dia de Todos os Santos

Em 13 de maio de 609 DC, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão de Roma em homenagem a todos os mártires cristãos, e a festa católica do Dia de Todos os Mártires foi estabelecida na igreja ocidental. Mais tarde, o papa Gregório III expandiu o festival para incluir todos os santos e todos os mártires e transferiu a celebração de 13 de maio para 1 de novembro.

No século 9, a influência do cristianismo espalhou-se pelas terras celtas, onde gradualmente se misturou e suplantou os ritos celtas mais antigos. Em 1000 d.C., a igreja fez o dia 2 de novembro, o dia de todas as almas, um dia para homenagear os mortos. O Dia de Todas as Almas foi comemorado da mesma forma que o Samhain, com grandes fogueiras, desfiles e fantasias de santos, anjos e demônios.

A celebração do Dia de Todos os Santos também foi chamada de All-hallows ou All-hallowmas (do inglês médio Alholowmesse significa Dia de Todos os Santos) e na noite anterior, a tradicional noite de Samhain na religião celta, começou a ser chamada de All-Hallows Eve e, eventualmente, Halloween.

Curiosidade:

Sabia que um quarto de todos os doces vendidos anualmente nos EUA é comprado para o Halloween.

O Halloween é o segundo feriado comercialmente mais importante nos Estados Unidos

A origem das roupas utilizadas no Halloween é Celta.

Informação obtida através do site do Canal História. https://www.history.com/topics/halloween/history-of-halloween