As origens remotas do Halloween
As origens do Halloween remontam ao antigo festival celta de Samhain, há cerca de 2.000 anos. Os celtas, que viveram principalmente na região que hoje é a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França, comemoravam o seu ano novo no 1º dia de novembro.
Esse dia marcava o fim do verão, das colheitas e o começo do inverno escuro e frio.
Na noite de 31 de outubro, era então comemorado o Samhain, quando se acreditava que os fantasmas dos mortos retornavam à terra.
Em 43 d.C., o Império Romano tinha conquistado a maioria do território celta. Nos 400 anos em que governaram as terras celtas, dois festivais de origem romana foram combinados com a tradicional celebração celta do Samhain.
O primeiro foi Feralia, um dia no final de outubro, quando os romanos tradicionalmente comemoravam a passagem dos mortos. O segundo foi um dia para homenagear Pomona, a deusa romana dos frutos e das árvores. O símbolo de Pomona é a maçã, e a incorporação dessa celebração no Samhain provavelmente explica a inclusão das maçãs em doces e atividades praticadas hoje no Halloween.
O dia de Todos os Santos
Em 13 de maio de 609 DC, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão de Roma em homenagem a todos os mártires cristãos, e a festa católica do Dia de Todos os Mártires foi estabelecida na igreja ocidental. Mais tarde, o papa Gregório III expandiu o festival para incluir todos os santos e todos os mártires e transferiu a celebração de 13 de maio para 1 de novembro.
No século 9, a influência do cristianismo espalhou-se pelas terras celtas, onde gradualmente se misturou e suplantou os ritos celtas mais antigos. Em 1000 d.C., a igreja fez o dia 2 de novembro, o dia de todas as almas, um dia para homenagear os mortos. O Dia de Todas as Almas foi comemorado da mesma forma que o Samhain, com grandes fogueiras, desfiles e fantasias de santos, anjos e demônios.
A celebração do Dia de Todos os Santos também foi chamada de All-hallows ou All-hallowmas (do inglês médio Alholowmesse significa Dia de Todos os Santos) e na noite anterior, a tradicional noite de Samhain na religião celta, começou a ser chamada de All-Hallows Eve e, eventualmente, Halloween.
Curiosidade:
Sabia que um quarto de todos os doces vendidos anualmente nos EUA é comprado para o Halloween.
O Halloween é o segundo feriado comercialmente mais importante nos Estados Unidos
A origem das roupas utilizadas no Halloween é Celta.
Informação obtida através do site do Canal História. https://www.history.com/topics/halloween/history-of-halloween