As Melhores Músicas Para Treinar Inglês 

Student Headphones

Por vezes, quando estamos a ouvir algo em inglês, ficamos presos à pronúncia de uma palavra criando-se um constrangimento no processo do entendimento de determinada frase. Existe, porém, uma técnica muito eficaz para colmatar esta lacuna: ouvir músicas cantadas na Língua Inglesa. Sim, é isso mesmo, pode ouvir músicas para treinar o seu inglês! Assim, criámos a playlist de suporte para esse efeito.

 

Como é que a música me ajuda com o inglês?

Aprendemos a nossa língua materna de uma forma natural ouvindo diariamente todas as pessoas que nos rodeiam, pelo que o cérebro aprende/reconhece os sons, sotaques e evidentemente as palavras. A aprendizagem é fomentada pelo contacto com o idioma. Com a língua inglesa não é diferente e, sendo que estamos perante uma língua que não a materna, existem ótimas formas de promover a desejável aproximação: ouvir músicas, assistir filmes não legendados e ler livros não traduzidos são formas de imergir no inglês.

Atentem, no entanto, ao grau de complexidade de cada tema, pois existem músicas que são muito difíceis de acompanhar principalmente para os iniciantes na língua. Exemplo disso são alguns raps cuja dicção é muito acelerada e onde também se fica exposto a uma maior presença de gírias, o que não contribui de forma positiva na construção da aprendizagem.

Como escolher uma música para aprender inglês?

Seguidamente apresentaremos algumas opções, mas a pessoa que busca evoluir na língua inglesa deverá envolver-se na estruturação da playlist ideal, já que não adianta tentar aprender o que quer que seja com músicas com as quais não se sente qualquer ligação: é determinante que exista afinidade com o que se está a ouvir!

Assim, um dos truques é que esta busca de músicas para treinar o inglês, ocorra tendo por fio condutor o significado que os temas têm para si. Sentir a emoção de cada canção ajuda no momento de treinar o ouvido e o cérebro já que usualmente, o ser humano retém o que resulta de um impacto emocional. Também é elemento facilitador evitar músicas muito rápidas ou com uma linguagem muito complexa, devendo em vez disso, optar por músicas mais fáceis de memorizar e mais simples de entender. Assim o resultado deste processo será mais produtivo minimizando possíveis frustrações.

 

Como ouvir a música?

Ouvir músicas é um ótimo hábito para relaxar e passar o tempo, mas para aprender inglês é necessário um pouco de dedicação. Não atente apenas na melodia, mas tente entender as palavras, escrever a música num papel, mesmo que tenha de parar e recomeçar várias vezes. Consulte o dicionário e corrija o que for necessário. Este mecanismo ajudará a melhorar a capacidade de ouvir as palavras inglesas, o famoso listening, e ainda contribui para melhorar a escrita e a leitura.

 

Playlist: músicas para treinar o inglês

Partilhamos então algumas opções que ajudam no caminho a trilhar para alcançar a fluência em inglês.

  • Blackbird – The Beatles

Esta banda criou uma carreira de sucesso com letras repletas de emoção e simplicidade. São essas letras simples e leves que são perfeitas para aprender inglês como é o caso de Blackbird.

  • Photograph – Ed Sheeran

O romantismo de Ed Sheeran, aliado ao inglês britânico é uma ótima opção para treinar o ouvido e começar a notar diferenças entre os dialetos do idioma.

  • Party In The USA – Miley Cyrus

Músicas mais animadas e repetitivas como as de Miley Cyrus são perfeitas para decorar. Afinal, a construção do poema assenta na preocupação de ser o mais comercial possível, o que facilita o processo de ouvir/reter/compreender as palavras.

  • When We Were Young – Adele

A voz e a emoção de Adele vão facilitar muito a aprendizagem, já que a emoção da intérprete cria uma forte conexão com os ouvintes que acabam por intuitivamente compreender o sentido das frases e conhecer as palavras que as compõem.

Descubra mais dicas para aperfeiçoar ainda mais o seu inglês

Ouvir músicas para treinar o inglês é uma estratégia ótima para melhorar o listening. Na City School conhecemos muitas outras técnicas e dicas que seguramente ajudarão a dominar este idioma.

Acompanhe os nossos conteúdos e conheça várias estratégias que possibilitarão conquistar competências no âmbito da Língua Inglesa de uma forma rápida e eficaz.