20 Razões para aprender Espanhol

Aprender Espanhol
Aprender Espanhol

Tal como o português, o espanhol é uma língua românica que deriva do latim, e cuja evolução está ligada por um lado às conquistas do Império Romano e à consequente disseminação das suas práticas educacionais, e por outro às influências espontâneas dos povos conquistados, e até mesmo de outras culturas, que de uma forma natural foram impondo a sua própria fonética gerando assim novos idiomas. Neste contexto preparámos 20 motivos para aprender espanhol.

Motivos para aprender espanhol

1.     É a segunda língua mais falada no mundo

Uma das principais razões para estudarmos outra língua é potenciar a nossa capacidade de comunicação, assim, dominar a língua espanhola é uma excelente forma de alargar horizontes já que é o segundo idioma mais falado no mundo.

2.     Facilitador no momento de viajar

Em qualquer lugar do mundo existe alguém que sabe falar espanhol pelo que, aprender esta língua vai possibilitar novas experiências quando estiver a fazer turismo.

3.     Perfeito para leitores

Se gosta de ler com certeza que tem presente o nome Miguel de Cervantes e sua obra clássica Don Quixote. Imagine como será mágico ler ou reler este e muitos outros livros nas suas versões originais, nas palavras dos próprios autores.

4.     Para quem aprecia a sétima arte

O cinema latino e espanhol tem vindo a conquistar muito espaço no setor cinematográfico apresentando atualmente grandes obras a que nenhum amante do cinema pode deixar de assistir. Existirá melhor maneira de fazê-lo do que usufruindo do áudio original?

5.     Ajuda na carreira profissional

Aprender espanhol pode ser ótimo para o seu Currículo Vitae, pois dominar uma segunda língua fluentemente é sempre muito positivo, quer procure um novo emprego quer pretenda subir na sua carreira, e se essa segunda língua for uma das mais faladas no mundo, pois o seu posicionamento será privilegiado.

6.     O seu cérebro agradece

Ao estudar espanhol o aluno não se resume a decorar palavras e regras de gramática, estando sim a exercitar o cérebro. Quando falamos mais do que um idioma, e de cada vez que optamos por comunicar num deles, estamos a utilizar um em detrimento de outro, o que significa a inibição de um dos sistemas de códigos (que correspondem a uma das língua) e a exibição de outro, desenvolvendo naturalmente um controle ao nível da atenção do indivíduo.

7.     Facilitador de novas amizades

Aliando a capacidade de comunicar numa outra língua às viagens cria-se o cenário ideal para conhecer pessoas em qualquer parte do mundo.

8.     Entender as músicas latinas

Muitos cantores alcançam o sucesso cantando (também) em espanhol, podemos referir por exemplo a cantora mundialmente conhecida Shakira. Só dominando o idioma poderá entender cada palavra de alguns dos seus temas favoritos.

9.     Facilita a aprendizagem de outros idiomas

Línguas como o italiano ou francês surgiram “do mesmo lugar” que o espanhol, e ser fluente numa língua românica é elemento facilitador quando se pretende aprender uma outra que tem a mesma origem. As diferenças mais evidentes estão ao nível da fonética, pelo que usualmente o nativo de uma das línguas não compreende o que o outro diz, porém, com dedicação e estudo, dominando uma língua românica a probabilidade de aprender outra é efetivamente grande.

10.  Entender melhor o português

Aprender espanhol, por incrível que pareça, é uma excelente maneira para entender como as palavras latinas foram formadas ajudando a conhecer melhor a nossa própria língua.

Mais 10 razões

Listados que estão os dez principais motivos para aprender a língua espanhola, sistematizamos seguidamente mais dez razões para começar a estudar este idioma agora mesmo:

  1. Abre inúmeras portas para estabelecer intercâmbios;
  2. É um idioma muito comum em contexto empresarial quando se trata de mercados internacionais;
  3. Estamos perante uma língua que é a oficial em mais de 20 países o que potencia todas as relações com o exterior;
  4. Garante uma experiência única quando for a Espanha, afinal, é o nosso país vizinho;
  5. É essencial para visitar a América Latina;
  6. Abre novas oportunidades de trabalho no nosso país como intérprete ou guia para turistas espanhóis, já que é crescente a visita de turistas oriundos de Espanha;
  7. Maior entendimento da cultura dos países cuja língua oficial é o espanhol;
  8. A cultura espanhola tem grande importância na literatura, pelo que a maioria dos livros possui uma versão em espanhol;
  9. O espanhol é um idioma muito comum na culinária mundial;
  10. É um objetivo possível de alcançar!

Descubra mais sobre o espanhol e outros idiomas.

Acompanhe as nossas publicações e conheça mais motivos e dicas para aprender espanhol. Não perca todas as novidades!