fbpx
 

5 dicas simples e efetivas para melhorar o teu inglês

5 dicas simples e efetivas para melhorar o teu inglês

Se o inglês não é a tua língua nativa, não existem segredos: adquirir fluência requer dedicação e esforço. Nada melhor do que uma estratégia bem definida, boas doses de estudo e práticas específicas. Compreender totalmente a língua é possível para todos.

Desde técnicas para melhorar o teu listening, speaking, writing and reading, elaboramos uma lista com nossas melhores dicas para te ajudar a dominar o inglês como sempre desejaste:

1- Coloca a vergonha de lado e fala

Algo que é muito comum observarmos é o fato de muitos alunos, que ainda não possuem o domínio completo do inglês, se sentirem inseguros e deixarem de o praticar em diversas situações. Isto acaba por se tornar um círculo vicioso, impedindo a evolução do domínio do idioma levando à estagnação.

É importante reforçar que as outras pessoas geralmente não estão preocupadas com a perfeição do teu inglês, portanto arrisca, fala em todas oportunidades possíveis, o impacto na tua evolução começará logo a fazer-se notar!

2- Estuda inglês sem perceber

Esta é uma das nossas dicas favoritas! Separa as tuas músicas e filmes favoritos em inglês e força, busca e estuda a letra completa, assiste ao filme com a legenda em inglês, anota novas palavras, gírias, identifica as pronúncias e entonações, vê e revê sempre que queiras com total atenção. Estudar sobre assuntos que te encantam é uma das formas mais prazerosas (e mais fáceis) de absorver e aprender o idioma.

3- Lê e escreve semanalmente

Uma das estratégias mais efetivas para se ganhar vocabulário e avançar na gramática é ler e escrever. Através da leitura, conseguimos visualizar narrativas, tempos verbais, preposições e outras regras gramaticais com clareza. Como a leitura serve de inspiração para a escrita, quanto mais leres, mais apto estarás para escrever, utilizando aprendizagens de textos já lidos. Além disso também passarás a ler com mais fluidez e facilidade a cada dia.

4- Utiliza um caderno de estudos

Organização é uma prioridade para melhorar o inglês. É bastante desafiador memorizar todas as novas aprendizagens, portanto um caderno (ou mesmo no computador) onde anotas os principais pontos fará toda diferença. Podes anotar palavras novas para depois buscar por sinônimos e antônimos, guardar conjunções e seus similares para usar na redação ou ter exemplos de frases inteiras com o correto uso de determinadas expressões. Acredita, este caderno será um grande salvador e companheiro na tua jornada.

5- Procure por um nativo da língua

Isso pode parecer difícil, mas na verdade é bastante simples. Se estás num país de língua inglesa, a missão de encontrar um nativo para conversarem torna-se mais fácil. Caso contrário, precisarás procurar um pouco mais para encontrar um estrangeiro, pode ser alguém no teu trabalho, num círculo de amigos, ou mesmo pela internet através das redes sociais e aplicativos de amizade. Outra ótima opção é planear uma viagem ou intercâmbio para estar em contato com a língua e habitantes diariamente.

Relacionares-te com pessoas de inglês nativo significa atingir um nível superior de aprendizagem para sua fala, escuta e vocabulário, certamente um belo atalho para ganhar fluência e, quem sabe, um amigo.