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City School
a sua Escola de Línguas

Quem Somos

Com mais de 50 anos de experiência no ensino e formação, a City School é uma entidade formadora certificada e está habilitada a desenvolver a sua atividade no âmbito da área 222 – Línguas e literaturas estrangeiras (regime presencial e à distância), o que possibilita assegurar a alunos e alunas um ensino especializado de línguas estrangeiras, nomeadamente Inglês, Francês, Alemão, Espanhol e Mandarim, conferindo-lhes a desejável fluência, articulando objetivos e conteúdos pedagógicos com a dimensão Linguística Cultural associada a estes idiomas.

Temos instalações em Odivelas, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, mas, porque também somos certificados na modalidade de ensino/formação à distância, desenvolvemos os cursos na nossa plataforma digital podendo assim acolher alunos e alunas de qualquer parte do mundo.

Orgulhamo-nos de proporcionar aos nossos/as alunos/as uma experiência de excelência através de:

  • Professores qualificados e experientes
  • Metodologia de ensino eficaz
  • Turmas reduzidas para maior atenção individual
  • Material didático completo e atualizado
  • Foco no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: fala, audição, leitura e escrita
  • Ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento da aprendizagem
  • Flexibilidade de horários e programas de estudo personalizados
  • Possibilidade de participar de atividades extracurriculares para praticar o idioma fora da sala de aula
  • Modalidade presencial ou e-learning
  • Formação certificada
  • Localização estratégica de todas as nossas escolas e facilidade de acesso

Missão e valores

A nossa missão óbvia é ensinar línguas, porém o nosso desígnio é maior: trabalhamos diariamente para acrescentar valor na vida dos nossos/as alunos/as, edificando as suas competências linguísticas de forma a prepará-los/as para os desafios pessoais, sociais e escolares/profissionais. A nossa intervenção abrange o segmento de jovens, adultos e o público empresarial e visa proporcionar o ensino do idioma – qualquer que ele seja – em todas as suas dimensões.

A City School pretende ser a entidade referência no ensino humanizado de línguas em Portugal pelo que nos regemos pelos seguintes Valores:

  • Excelência: compromisso com o ensino de qualidade, desenvolvido sob os mais altos padrões de educação e formação.
  • Respeito e inclusão: valorização da diversidade e promoção de um ambiente acolhedor e respeitoso, no pressuposto do reconhecimento do igual valor intrínseco absoluto de todas as pessoas.
  • Ética e transparência: numa ótica de construção de confiança e do estabelecimento de relações positivas, assumimos uma conduta íntegra em todas as atividades, comunicação clara e honesta com todos os envolvidos.
  • Responsabilidade social e ambiental: compromisso com a comunidade e o meio ambiente, estabelecendo parcerias com agentes destas áreas e promovendo ações e projetos que contribuam para o bem-estar coletivo.
  • Inovação e criatividade: busca constante por novas metodologias e tecnologias para o ensino de línguas, estimulando a criatividade e a motivação dos/as alunos/as e equipa.
  • Trabalho em equipa: comunicação aberta, respeito mútuo, partilha e a capacidade de resolver conflitos de forma construtiva, para que cada pessoa possa contribuir plenamente para os objetivos da escola, mantendo um ambiente de confiança e apoio mútuo.
  • Evolução: aperfeiçoamento contínuo dos métodos de ensino através da aplicação de mecanismos de monitorização de 3 níveis: Estratégica, Operacional e Monitorização (realizações e resultados).

Empatia e cuidado: preocupação com o bem-estar emocional e o desenvolvimento pessoal de cada aluno/a, disponibilizando apoio e orientação individualizada.

Níveis de ensino

Os cursos City School visam, para além da obtenção do Certificado de Formação, dar resposta às:

  • Necessidades de qualificação, na área das línguas, da população infantil, jovem e adulta;
  • Necessidades de obtenção de qualificação de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR).

A estrutura dos cursos de línguas da City School tem por base a definição de níveis de proficiência do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) que é um documento da responsabilidade do Conselho da Europa elaborado no âmbito do Projeto Políticas Linguísticas para uma Europa Plurilingue e Multicultural. É uma ferramenta que padroniza o ensino e a avaliação de idiomas em toda a Europa, fornecendo uma descrição detalhada das competências linguísticas em diferentes níveis, que vão desde o A1 (básico) até o C2 (proficiente). O QECR divide as habilidades linguísticas em quatro categorias: compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral e expressão escrita.

A

UTILIZADOR ELEMENTAR

B

UTILIZADOR INDEPENDENTE

C

UTILIZADOR PROFICIENTE

Os itinerários pedagógicos do Mandarim são criados de forma a garantir o rigor e a qualidade de ensino dos 6 subníveis oficiais de língua e cultura chinesas, enquadrados nos níveis Básico, Intermédio e Avançado.

Proposta pedagógica

Somos uma entidade formadora certificada – ensino/formação presencial e também à distância – pelo Instituto para a Qualificação, IP-RAM (IQ, IP-RAM)*, que regula o Sistema Nacional de Qualificações  pelo que os nossos procedimentos, condutas e metodologias se desenvolvem em conformidade com um referencial de qualidade específico para a formação. Trabalhamos diariamente numa ótica de melhoria contínua de forma a: facultar cursos de línguas estrangeiras certificados sob os mais altos padrões de educação e formação; conferir ao nosso ensino uma identidade própria, baseada em metodologias ativas, participativas, e motivadoras, envolvendo todos os participantes num ambiente de aprendizagem agradável, estimulante e facilitador para a aquisição efetiva de conhecimentos, proporcionar a credibilidade de uma certificação reconhecida.

* A IQ é a entidade equivalente à DGERT na Madeira, local onde está instalada a sede do grupo. A Certificação é em tudo equipolente em Portugal Continental, sendo o processo e metodologia de Certificação idênticos.

De forma que os nossos cursos estejam alinhados com os pressupostos pedagógicos internacionais, como referido anteriormente, a sua estrutura foi edificada assente na definição de níveis de proficiência do QECR – Quadro Europeu Comum de Referência (da responsabilidade do Conselho da Europa elaborado no âmbito do Projeto Políticas Linguísticas para uma Europa Plurilingue e Multicultural). É uma ferramenta que padroniza o ensino e a avaliação de idiomas em toda a Europa, fornecendo descritores específicos das competências linguísticas dos níveis desde o A1 (básico) até o C2 (proficiente). O QECR divide as habilidades linguísticas em quatro categorias: compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral e expressão escrita.

Desenvolver o projeto pedagógico para as línguas a partir do Quadro Europeu Comum de Referência permite-nos disponibilizar a quem nos procura uma aprendizagem de excelência, assente nos mais elevados padrões de ensino, já que para além da padronização e avaliação dos níveis e a sua harmonização com os pressupostos pedagógicos europeus, a nossa metodologia oferece: 

  • Flexibilidade: pois, apesar do rigor inerente ao cumprimento dos itinerários pedagógicos, estamos perante um método flexível que pode ser aplicado em diferentes contextos de aprendizagem das línguas e a idiomas distintos, tornando a aprendizagem mais “democrática”, útil e acessível a todos;
  • Direção Pedagógica: lidamos com orientações detalhadas e rigorosas sobre o que os/as alunos/as são capazes de fazer em cada nível de proficiência, permitindo que a equipa docente desenvolva planos de aula mais personalizados e, por conseguinte, mais eficazes;
  • Inclusão: através da valorização das diferentes formas de expressão e comunicação em diferentes línguas, reconhecendo a diversidade linguística e cultural dos estudantes e promovendo uma abordagem mais inclusiva e respeitosa no ensino de línguas;
  • Aprender a aprender: integramos ativamente a construção da aprendizagem no ensino das línguas, de forma que alunos e alunas tomem progressivamente consciência do modo como aprendem, das opções que lhes são oferecidas e que melhor lhes convêm. Fazemo-lo, disponibilizando-lhes uma série de cenários pedagógicos e abordagens metodológicas, levando-os assim a aumentar o número das suas escolhas no que diz respeito aos objetivos, materiais e métodos de trabalho, em função das suas necessidades, motivações, características e recursos;
  • Reconhecimento Internacional: O QECR é amplamente reconhecido em todo o mundo como um padrão de referência para avaliar a proficiência em línguas, facilitando a aceitação de certificados em diferentes países e contextos.

Desta análise da situação de ensino/aprendizagem, decorre a importância basilar de definir clara e objetivamente, conteúdos programáticos, objetivos gerais e específicos. Estruturá-los, tem sempre como ponto de partida, pressupostos válidos e realistas em função das efetivas necessidades dos nossos alunos e das nossas alunas. Um dos aspetos mais relevantes, do ponto de vista da concretização pedagógica dos nossos referenciais pedagógicos/planos dos cursos com sucesso, é sem dúvida a escolha dos manuais. Anualmente, após uma exaustiva análise, são tomadas resoluções sobre o conteúdo dos manuais – já utilizados e novas ofertas existentes – e a sua manutenção ou substituição é decidida após uma avaliação aos textos, vocabulário, gramática, exercícios, atividades e testes, e assim, numa ótica de melhoria continua, se estrutura a bibliografia a utilizar em cada ano letivo. Esta bibliografia é definida por cada nível e faixas etárias correspondentes, e é assumida por todas as nossas escolas.

Exames Internacionais e Certificações

No contexto da globalização, assumimos a responsabilidade da promoção da diversidade cultural e a compreensão intercultural, incentivando sempre o respeito e a valorização das diferenças. Os exames internacionais de línguas estrangeiras, desempenham um papel fundamental para quem ambiciona fazer um intercâmbio cultural.

A City School prepara alunos e alunas para os exames internacionais de diversos países. Estes exames fornecem uma certificação reconhecida internacionalmente da proficiência do indivíduo na língua estrangeira, o que é extremamente útil em diversas situações, como o acesso a universidades ou a possibilidade de ter uma carreiras fora do nosso país.

Assim, preparamos candidatos/as para todos os níveis dos exames internacionais de Inglês da Universidade de Cambridge, mas não só, capacitamos também alunos/as para se proporem ao IELTS – o teste de língua inglesa mais popular do mundo – e ao  TOEFL (Test of English as a Foreign Language).

No âmbito da certificação internacional da língua francesa, trabalhamos com alunos/as capacitando-os/as para os exames da Alliance Française de Lisboa responsável pela realização dos exames oficiais de francês, outorgados pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério Francês da Educação.

Preparamos ainda alunos/as para os exames do Goethe-Institut, que é a entidade competente para a certificação internacional da língua alemã.

Também capacitamos alunos e alunas de forma a que se possam submeter ao DELE – exame de proficiência em espanhol – assegurado pelo Instituto Cervantes que visa avaliar as habilidades de comunicação em espanhol de pessoas não nativas.

No que se refere ao mandarim, dispomos de uma estrutura pedagógica que habilita alunos/as para aos exames HSK, HSKK e YCT, que se enquadram na certificação internacional para a língua chinesa.

Diferenciais

A nossa equipa pedagógica é constituída por Professores certificados e especializados, com largos anos de experiência no ensino oficial, formação profissional (inicial e contínua) em ambiente escolar e empresarial. Orgulhamo-nos de contar com uma equipa docente empenhada em manter os seus conhecimentos atualizados, com elevadas habilidades pedagógicas e um compromisso genuíno com o progresso pedagógico e pessoal de cada um/a dos/as nossos/as alunos/as. Além disso, a colaboração entre os elementos da equipa e a comunicação clara são fundamentais para garantir uma abordagem integrada e coerente no ensino e na orientação dos estudantes. Contamos com Professores flexíveis e com elevada capacidade de adaptação, capazes de se ajustar às necessidades e características individuais de cada aluno/a, garantindo assim um ensino personalizado e eficaz.

Todos os meios tecnológicos estão preparados para o desenvolvimento da atividade formativa em ambiente digital. A suportar o e-learning utilizamos o Moodle – plataforma online de gestão de aprendizagem – que permite criar cursos dinâmicos e apelativos disponibilizando aos formandos recursos e atividades pedagógicas online e um canal de comunicação eficaz entre todos. Seja para cursos e-learning ou b-learning, como complemento da formação presencial ou para gerir comunidades de aprendizagem, o Moodle é uma solução flexível que responde a todas as necessidades. É uma plataforma de aprendizagem extremamente personalizável, com inúmeras funcionalidades e com um enorme potencial para conseguir o sucesso da aprendizagem e motivação dos intervenientes. No Moodle será integrado uma plataforma de videoconferência para garantir a sessões síncronas. Garantimos a disponibilização de conteúdos digitais, audiovisuais e guiões para todos os módulos. Somos parceiros de educação Microsoft, tendo assim acesso ao MicrosoftTeams, OneDrive e SharePoint, que complementam o Moodle. O ensino da City School tem uma identidade própria, baseada em metodologias ativas, participativas, e motivadoras para que Professores e Alunos se sintam envolvidos num ambiente de aprendizagem agradável, estimulante e facilitador para a aquisição de conhecimentos. Da sinergia resultante de todo o know-how e competências dos nossos professores pode esperar sempre, competência, rigor, profissionalismo e uma postura orientada para os resultados.

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